domingo, 10 de abril de 2011

Frigideira de siri















Ingredientes:

1 quilo de carne de siri congelado
6 tomates
1 cebola bem grande
3 dentes de alho
6 galinho de coentro, salsa e cebolinha verde
1 a 2 limões
leite puro extraído de um côco grande ou 1 garrafinha de 200 ml de leite de côco
1 colher (chá) de farinha de trigo
8 ovos
pimenta-do-reino
1/2 xícara de azeite de oliva
sal

Modo de fazer:
Primeira etapa:
Descongele o siri e retire cuidadosamente as casquinhas que houver. Depois exprema e tempere a gosto com suco de limão, sal e pimenta-do-reino.
Bata no liquidificador com o leite de côco, 4 tomates, a cebola, o alho e os cheiros verdes. Leve uma panela ao fogo com azeite para aquecer, junte os temperos com o leite de côco, deixe fever e depois adicione o siri. Refogue bem e prove o sal e pimentas e deixe refogar brandamente até ficar sequinho. Estando pronto, retire do fogo.

Segunda etapa: Bata as claras em neve e sempre batendo, adicione a farinha de trigo peneirada e as gemas. Tempere com sal a gosto. Unte com manteiga ou azeite um refratário, ou de preferência uma figideira de barro (própria para esse fim) e espalhe no fundo um pouco de ovo batido. Cubra com o recheio de siri e, sobre este, espalhe o restante do ovo batido. Enfeite com rodelas de tomate e leve para assar em forno quente por cerca de 30 minutos, isto é, até o ovo ficar firme e a superfície dourada, deve-se apenas tomar cuidado para não secar em demasia. Sirva quente.

Um comentário: