sábado, 16 de abril de 2011

Canelone de carne

Ingredientes:

450 gramas de trigo
350 gramas de carne moída
100 gramas de mortadela picada fininha
50 gramas de pão francês ralado
3 copos de leite
4 ovos
50 gramas de queijo ralado
30 gramas de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
sal a gosto
três dentes de alho amassado
pimenta-do-reino à gosto
salsinha e 1/2 cebola picada

Modo de fazer:

Depois de dourar a cebola, o alho, a salsinha e o sal no azeite, misture a carne moída e deixe refogar com a mortadela picada. Depois misture 1 ovo, o pão ralado, 20 gramas de queijo ralado, meio copo de leite e a pimenta-do-reino. Reserve.
Coloque a farinha de trigo sobre a mesa num monte (resevervando 40 gramas). Abra um buraco no centro e quebre dentro 3 ovos, adicionando u ma pitada de sal e um pouco de água. Sove a massa até que fique lisa e elástica.
Coloque para ferver 2 litros de água em uma panela grande com sal. Abra a folha de massa, com a espessura de mais ou menos 2 mm. Corte retângulos de 5 x 10 cm e cozinhe-os na água com sal por não mais que 3 minutos. Retire cada retângulo da panela com uma escumadeira e estenda sobre um pano limpo. Depois de cozidos todos os retângulos, recheie cada um deles com a carne já cozida, enrolando em seguida e dispondo-os em uma travessa refratária.
Numa panela pequena, derreta a manteiga, acrescente a farinha reservada e deixe tostar por palguns instantes, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Incorpore a essa mistura 2 copos e meio de leite meio quente, um pouco de cada vez, mexendo sempre até obter um molho bechamel liso e sem grumos. Tempere com sal (ou caldo de carne já derretido 2 colheres de água quente). Divida o molho branco sobre os canelones, cubra tudo com mussarela ou outro queijo de sua preferência e leve ao forno a 180 graus por meia hora.
Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário